29 outubro 2010

PEC 300 da PB em debate.

A primeira pergunta do peemedebista foi questionando o ex-prefeito de João Pessoa sobre a aceitação da lei que ficou conhecida como a PEC 300 da Paraíba e foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba na quarta-feira (27) depois de muita polêmica. O autor do projeto de lei em cima do segundo turno para aumentar o salário dos policiais foi José Maranhão.
Em resposta à pergunta, Ricardo Coutinho garantiu que nunca foi contra a PEC 300 e que pagará aos policiais todos os “aumentos considerados legais”. Além disto, Ricardo prometeu, se eleito governador, incluir policiais em programas sociais, sobretudo na área de habitação.
Esperamos que, o candidato que for eleito, cumpra com suas promessas e propostas de governo, para com a nossa Segurança Pública.

Charles Everton, com informações do Paraiba 1.


28 outubro 2010

Corpo de Bombeiros da Paraíba instala Batalhão de Busca e Salvamento na Orla

O Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros passa a funcionar na avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Na manhã desta sexta-feira (29), às 10h, o Governo do Estado entrega a unidade para melhorar o atendimento a população.
Ele vai se integrar a ‘Operação Verão’, que será lançada em novembro, na região metropolitana de João Pessoa.
O coronel Ricardo Rodrigues da Costa, comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, disse que o objetivo é agilizar e melhorar o atendimento às ocorrências na área da Orla da Grande João Pessoa.
Além da agilidade no atendimento, o BBS também será importante no treinamento de guarda vidas, que será feito na praia com mais intensidade. Outro fator importante é a economia no deslocamento de pessoal, material, viaturas e embarcações.
Com um efetivo de aproximadamente 80 homens, com quatro oficiais no comando, o Batalhão de Busca e Salvamento contará com viaturas de busca e salvamento terrestre e aquático, combate a incêndio, viatura para o atendimento pré-hospitalar - APH e de resgate. A unidade militar contará com o serviço de salva vidas.
O Batalhão de Busca e Salvamento vai agilizar o atendimento nos bairros do Aeroclube, Barra de Gramame, Bessa, Cabo Branco, Costa do Sol, Jacaré, Jardim Oceania, Manaíra, Penha, Portal do Sol, Seixas e Tambaú.
Para que o batalhão fosse instalado na orla, o coronel exemplificou o incêndio ocorrido esse ano na loja de redes Santa Luzia, onde a primeira viatura teria gasto aproximadamente 25 minutos para chegar ao local, pois o socorro saiu do quartel central na BR-230.
O Batalhão de Busca e Salvamento funcionava no bairro de Mangabeira para onde está sendo transferido o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, instalado no 1º BPM, onde ficará uma companhia. A unidade de Mangabeira é especializada no combate a incêndio, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.

Fonte: Portal Correio

27 outubro 2010

Assembleia Legislativa da PB aprova 'PEC'.

Por 20 votos da bancada governista, inclusive com o voto do deputado João Henrique, da oposição, a Assembleia Legislativa aprovou os projetos de lei que concedem aumento aos policiais civis, bombeiros e militares da Paraíba. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção do governador em exercício, Ricardo Marcelo.
Os deputados da oposição, na tentativa de impedir a votação do que ficou conhecido como 'PEC 300 da Paraíba' ou ainda 'PEC dos Policiais', o que não fez diferença na hora da aprovação da matéria. Caso sancionados os projetos, os policiais terão' um aumento salarial de mais de 100%. O reajuste é polêmico por estar sendo concedido em período eleitoral. 


Fonte: www.paraiba.com.br

Procurador dá parecer a favor da PEC 300/PB

O presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado João Henrique (DEM), reuniu ontem o colegiado de líderes para resolver o impasse na votação da ‘PEC 300’ dos policiais. Não houve acordo e na sessão de hoje ele deverá anunciar a sua posição sobre a tramitação do projeto. João Henrique pediu um parecer da assessoria jurídica da Casa para basear a sua decisão. O parecer, assinado pelo procurador Cecílio Ramalho, é pela tramitação normal do projeto. “Só posso dar continuidade a este projeto após o recebimento do parecer. Contudo, posso adiantar que estando tudo legal, o projeto terá trâmite normal, seguindo para as comissões, vez que não há pedido de urgência nesse projeto”, disse o deputado João Henrique.
A matéria foi devolvida na última segunda-feira à presidência da Casa pelo deputado Zenóbio Toscano, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele alegou fraude na assinatura do governador José Maranhão e pediu um exame grafotécnico.

Fonte: Portal Correio

25 outubro 2010

Incêndio em viaduto deixa 3 mortos e 2 feridos

Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas na noite desta segunda-feira (25) após um incêndio num viaduto, na Avenida Brasil, na altura da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pelo Grupamento de Operações Tecnológicas (Gota), da Ilha do Fundão. Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu um abrigo que fica embaixo da via.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 19h40 para combater as chamas. Uma equipe do quartel da Ilha do Governador deu apoio na operação. De acordo com a corporação, as vítimas estavam dentro do abrigo quando o fogo começou. Duas pessoas tiveram 50% dos corpos queimados. As outras três vítimas não resistiram e morreram no local. Os feridos foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Fonte: Globo.com/G1

22 outubro 2010

(SisFor) "Erro ao recuperar histórico de Requerimento", RESOLVIDO

A mensagem de erro que estava aparecendo ao consultar o cadastro no Sistema Nacional do Bolsa-Formação (SisFor), foi solucionada nessa sexta (22).
Quanto aos profissionais que estavam tentando requerer o benefício e não estavam conseguindo devido uma mensagem que informava que não possuia curso, esse erro também já foi solucionado e quem tentou e não conseguiu deve realizar uma nova solictação.

Charles Everton

21 outubro 2010

Governador em exercício, assina e PEC 300 é protocolada na ALPB.

O Projeto de Lei da PEC 300 acaba de ser protocolado na Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira, (20). O teor do PL trata por parte do Poder Executivo do reajuste dos salários dos policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros com base no PEC 300, que tramita no Congresso Nacional. A assinatura do documento estava prevista para acontecer na tarde desta quarta na Assembleia Legislativa, mas, um impasse provocou o atraso e a ida do chefe da Casa Civil do Estado, Inaldo Leitão, até a casa do governador em exercício, Ricardo Marcelo, que havia chegado de uma viagem ao Sertão do Estado, para que ele assinasse a PL.
Com a assinatura, o projeto foi protocolado e encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa, João Henrique, que entendeu por bem estender o expediente para aguardar a chegada do projeto à Casa de Epitácio Pessoa. O projeto contempla os policiais militares, civis e bombeiros da Paraíba com aumentos nos moldes da Proposta de Emenda Constituicional - PEC 300, proposta que ainda não foi aprovada no Congresso Nacional. A medida também vai contemplar os aposentados e pensionistas do Estado.

Com informações do Portal Correio 


Retificação: Os projetos foram assinados por José Maranhão na terça-feira (19) antes de passar o governo para Ricardo Marcelo.

Charles Everton 

20 outubro 2010

Erro no SisFor Bolsa-Formação

O Sistema Nacional do Bolsa-Formação (SisFor) está apresentando um erro de mensagem (Erro ao recuperar histórico de Requerimento) quando os requerentes tentam acessar o acompanhamento de requerimento, essa mensagem que está aparecendo já foi verificada pelos técnicos e em breve será resolvida para que os requerentes possam voltar a visualizar o seu acompanhamento de requerimento.
Os profissionais que estão tentando realizar o cadastro pela primeira vez e concluiram ou ainda estão concluindo o curso nesse ciclo 20, devem aguardar o término do ciclo para poder realizar o cadastro, pois o sistema ainda não reconhece os novos alunos.

Charles Everton

19 outubro 2010

Força Nacional vai auxiliar PF nas eleições

Pela primeira vez, a Força Nacional de Segurança Pública vai atuar nas eleições. No total, 711 homens da tropa vão dar apoio logístico a sete mil policiais federais no próximo domingo (3/10) em todo o Brasil. O objetivo é evitar qualquer tipo de fraude ou crime eleitoral e garantir a segurança para que os eleitores possam votar com tranqüilidade. Práticas como compra de votos, boca de urna, voto de cabresto e transporte irregular de eleitores serão coibidas pela PF em parceria com a Força Nacional. “Vamos dar segurança à população e evitar qualquer tipo de crime ou fraude no dia das eleições”, disse o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
A Polícia Federal terá unidades volantes em 247 municípios do país.  Quatro estados (Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Alagoas), além do Distrito Federal, pediram reforço à PF para o domingo. “A Polícia Federal reforçou o efetivo nestes estados, mas dará apoio em todo o país”, explicou o ministro.

Com informações do Ministério da Justiça


18 outubro 2010

Major Fábio diz que policiais militares exigem posição de Ricardo sobre a PEC-300

O deputado federal Major Fábio declarou nesta segunda-feira (18) que tanto ele quanto os policiais militares da Paraíba exigem um posicionamento do candidato das oposições ao Governo, Ricardo Coutinho (PSB) quanto ao projeto que equipara os soldos aos níveis salariais propostos pela PEC-300.
O Major Fábio, que na Câmara Federal, empunhou a bandeira em defesa da PEC-300, lembrou que votou em Ricardo Coutinho no primeiro turno, que vai votar no segundo, mas observou que quer uma manifestação de Ricardo sobre o projeto que o Governo do Estado vai submeter à apreciação da Assembléia Legislativa. As declarações do deputado federal foram feitas em entrevista ao jornalista Lenilson Guedes para o programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat).
Na mesma reportagem, o líder do Governo, deputado estadual Gervásio Maia disse que o Poder Executivo está ultimando a minuta do projeto de lei para encaminhar nos próximos dias ao Poder Legislativo. A expectativa da bancada governista é que a PEC-300 seja aprovada antes da realização da eleição em segundo turno.
O deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Justiça, que vai apreciar a matéria, já antecipou que o projeto é inviável, tanto porque fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, como também pelo fato de estar sendo enviada ao Legislativo em período eleitoral.

Fonte: Portalcorreio.com.br

15 outubro 2010

Homologações do Bolsa-Formação

Devido ao novo formato de solicitação de requerimentos no Sistema Nacional do Bolsa-Formação (SisFor), os requerimentos estão levando um pouco mais de tempo para serem analisados pela Gestão Federal,  porque são analisados um a um, justamente para serem verificados todos os quatro documentos em anexo.
A equipe do Bolsa-Formação está empenhada nessa questão em analisar no menor tempo possível para que os profissionais não tenham atrasos em suas parcelas, mas existe uma demanda de dezesseis mil (16.000) requerimentos em suas caixas para serem analisados.
O "SisFor", determina uma ordem de números de requerimentos sistemática sempre do menor para o maior, para que não haja forma de burlar o sistema.

Charles Everton

13 outubro 2010

Segurança na Copa de 2014 e Olimpíada de 2016

O Brasil dá mais um passo para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) portaria que institui grupo de trabalho (GT Copa) para o desenvolvimento de ações de segurança voltadas às duas competições, além da Para-Olimpíadas, que também acontece em 2016, e eventos afins, como os Jogos Mundiais Militares, marcados para o ano que vem. O GT Copa será presidido pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. Vão compor o GT uma secretaria executiva e uma coordenação geral responsável pela assessoria técnica, desenvolvimento, monitoração e controle de programas e projetos. Os membros do grupo serão indicados pelo secretário Nacional de Segurança Pública.
Estão entre as atribuições do GT levantar, selecionar e propor soluções de segurança pública, com potencial para melhorar os padrões de qualidade e desempenho dos serviços, processos e técnicas das instituições de segurança envolvidas; pesquisar, desenvolver e implantar soluções de segurança pública inovadoras, na forma de produtos, processos, serviços ou sistemas e promover o alinhamento estratégico das ações de segurança pública, nos três níveis de governo, para atuação em grandes eventos. O grupo de trabalho funcionará na sede do Ministério da Justiça – como apoio, haverá um escritório de representação no Rio de Janeiro. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do MJ ficará responsável por dar suporte logístico às atividades do GT Copa.

Fonte: Ministério da Justiça 

11 outubro 2010

Tropa de Elite 2 (ficção ) X Bope (realidade).

"Tropa de elite 2" é o filme de maior público na estreia da história do cinema nacional. Segundo dados do Filme B e da Rentrak - empresas que contabilizam dados de bilheteria no país - entre sexta-feira (8), dia do lançamento em 696 salas do país, e o último domingo (10), a produção dirigida por José Padilha foi assistida por 1,25 milhão de espectadores. O número supera fenômenos de bilheteria de 2010 como "Eclipse" - terceira parte da saga de vampiros adolescentes "Crepúsculo" - que foi vista por 1,185 milhão em sua estreia, em junho.
"Tropa de elite 2" também é a maior estreia nacional no ano, superando as sagas espíritas "Chico Xavier" e "Nosso lar", que foram vistas no primeiro final de semana por 590 mil e 560 mil, respectivamente. Continuação do longa de 2007, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, "Tropa de elite 2" mostra seu protagonista, o policial do Bope Nascimento (Wagner Moura), combatendo novos inimigos: políticos corruptos e milícias que agem nas favelas cariocas. A segunda parte do longa dá um salto de 15 anos em relação à trama oirginal e traz o ex-capitão do Bope, promovido a subsecretário da Segurança Pública, também em confronto com um ativista dos direitos humanos, vivido pelo ator Irandhir Santos.

Dois homens morreram e dois foram baleados durante uma ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 14º BPM (Bangu), na Favela do Taquaral, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. As vítimas, segundo a polícia, seriam integrantes de uma quadrilha de traficantes que para escapar ao cerco, teriam rendido motoristas de dois ônibus que passavam pela região, no fim da noite de domingo (10). Eles mandaram os passageiros descerem, levaram os veículos para o interior da favela e atearam fogo. Ninguém ficou ferido no incêndio. Os traficantes fugiram em direção à Vila Aliança, em Bangu. Segundo as primeiras informações do Bope, no tiroteio, dos quatro baleados, dois chegaram mortos ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. Os outros dois feridos foram medicados e depois levados para a 33ª DP (Realengo). Com os suspeitos, a polícia informou que encontrou uma pistola, uma granada, um radiotransmissor e mais de mil papelotes de cocaína. No sábado (9), terminou com dois suspeitos presos e com a apreensão de grande quantidade de munições e de drogas, na Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste. As informações são da 34ª DP (Bangu). Foram apreendidos mais de 400 munições de fuzil, duas granadas, uma bomba caseira, um caderno com anotações da contabilidade do tráfico, além de cocaína, pedras de crack e maconha.

Com informações do Globo.com/G1

08 outubro 2010

Comissão de Acompanhamento do Bolsa-Formação visita Paraíba

A Comissão de Acompanhamento do Bolsa-Formação fará nos dias 18 a 22, uma visita ao Estado da Paraíba com intuito de verificar o andamento do projeto.
Serão visitadas e acompanhadas as representações da PMPB, CBMPB, PCPB e Adm. Penitenciária da Paraíba. O Gestor Estadual Dr. Bergson Almeida, irá receber a Comissão na Academia de Polícia Civil da Paraíba (ACADEPOL).


05 outubro 2010

Vazamento de gás causou explosão em estabelecimento na Zona Leste de SP

Três pessoas ficaram sob os escombros e foram socorridas pelos bombeiros – uma mulher e dois homens que viviam no local, um deles o dono da padaria que ficou soterrado e só foi resgatado por volta das 8h. O barulho da explosão que destruiu o imóvel onde funcionava uma padaria e onde duas famílias moravam em São Mateus, Zona Leste de São Paulo, foi tão alto que fez um dos vizinhos achar que se tratasse de um avião caindo. Ainda de acordo com os bombeiros, outras cinco pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas por populares.
"Achei que fosse um avião caindo, já imaginamos logo isso. A gente vê tanto dessas coisas na TV”, contou o montador de móveis Éderson da Silva Soares, que vive com os pais e dois irmãos em uma casa que fica logo em frente à padaria. Com a explosão, as telhas que cobriam a garagem foram jogadas para longe. Os dois carros que estavam no local tiveram vidros e lataria danificados. Pelo menos quatro imóveis vizinhos tiveram danos materiais causados pela explosão.
De acordo com o comandante Carlos Benedito Carvalho Martins, do Corpo de Bombeiros, foram localizados dois botijões de gás com vazamento e um terceiro sem danos. Segundo ele, a explosão aconteceu devido à alta concentração de gás, e pode ter sido acionada quando o dono da padaria, João Evangelista de Souza, de 45 anos, acendeu a luz ou com o funcionamento automático de uma geladeira, por exemplo.

Fonte: Globo.com/G1

01 outubro 2010

Eleições 2010

Prezados amigos, colegas e companheiros, neste domingo (03) o povo brasileiro irá escolher seus representantes, momento único no exercício da democracia, em que toda a sociedade contribui de forma direta para os rumos que a história do Brasil irá tomar.
Diante disso solicito atenção de todos, envolvidos ou não com os assuntos voltados á área de Segurança Pública, no sentido de somarmos esforços para eleger um representante que possa lutar por nossa causa, com compromisso de defender não só os interesses profissionais, mas de toda a sociedade e o bem comum.
Portanto amigos, vejo no estado da Paraíba o Deputado Federal Major Fábio como um representate com comprometimento e companheirismo com todos os profissionais da área de Segurança Pública. Vamos votar em quem luta por nossa categoria, assim teremos um representante a altura, que possa fazer jús a nossa escolha.


"Conquista o topo aquele que sonha, acredita, planeja e age guiado pela certeza de lá chegar."
( Maria Aparecida Giacomini Dóro)

Charles Everton