27 março 2012

Bope começa a ocupar Complexo do Alemão para troca das Forças Pacificadoras

As tropas do Exército em duas comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, começaram a ser substituídas nesta terça-feira (27) por policiais militares. A ação teve início por volta das 5h com a entrada de 350 agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) pelos principais acessos da comunidade, de forma pacífica. O Bope prendeu ainda, na manhã desta terça-feira (27), um foragido da Justiça na comunidade Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação também conta com o apoio de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Companhia de Cães e do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM), totalizando 750 PMs, que irão substituir os integrantes da Força de Pacificação do Exército que ocupam atualmente as favelas Nova Brasília e Fazendinha. Os militares vão ser remanejados para outros pontos dos complexos do Alemão e da Penha.
“Nesses dois pontos desocupados pelo Exército serão implantadas as primeiras UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) da região. Ainda não há data definida para que isso ocorra, mas as obras já tiveram início”, informou o porta-voz do Exército, coronel Fernando Fantazzini.
A PM orienta os moradores a andarem com documentos de identificação na região. Aos motoristas e motociclistas estão sendo solicitados os documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia. No caso das motos, também é exigido o uso de capacete. “Transtorno é, mas é melhor ser revistada assim do que ser abordada por um traficante ao voltar para casa”, disse uma estudante da rede municipal de ensino que não quis se identificar.

Toda operação desta terça-feira está sendo acompanhada pela Corregedoria da Policia Militar, que vai apurar qualquer desvio de conduta. A substituição total do Exército em todas as favelas que compõem os complexos do Alemão e da Penha será feita de forma gradual até 30 de junho deste ano. A ocupação da Força de Pacificação, no atual formato, ocorre na região desde dezembro de 2010.

Com informações do ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário