28 janeiro 2011

Bandidos explodem caixa do Banco do Brasil na PB

Três homens fortemente armados e usando dinamite explodiram na madrugada desta sexta-feira (28) o caixa eletrônico do Banco do Brasil de um posto localizado nas dependências do Bessa Shopping, no bairro do Bessa, em João Pessoa. A ação dos marginais aconteceu por volta das 3h. Segundo informou o vigilante do Bessa Shopping, que pediu para não ser identificado temendo represálias por parte dos bandidos, os ladrões chegaram ao local em uma camioneta Strada de cor prata.
Um dos homens chegou e rendeu logo o vigilante gritando “perdeu, perdeu, baixa a cabeça, deita no chão, se não morre...”. Nesse momento o vigilante estava em frente à loja Raíssa.
Os outros dois bandidos entraram no posto onde estava o caixa. Eles colocaram as bananas de dinamite no equipamento e o explodiram, levando todo o dinheiro. O vigilante contou que o estrondo foi ensurdecedor.
Em seguida os elementos fugiram tomando rumo ignorado. Muitos curiosos despertados pelo barulho dos explosivos chegaram ao local. A polícia foi acionada, realizou várias diligência, mas não conseguiu localizar e prender os marginais.
A quantia levada pelos elementos não foi revelada. Este é o nono caixa eletrônico explodido pelos bandidos na Paraíba, somente este ano.

Com informações do portal correio.

27 janeiro 2011

Ex-bombeiro é suspeito de matar usuários de drogas em Curitiba

Um ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná é suspeito de matar pelo menos nove usuários de drogas, em Curitiba. Segundo informações da RPC TV, os homicídios teriam começado depois que o filho dele, de 27 anos, foi morto, em outubro de 2009.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SSP), nesta manhã, equipes da Polícia Militar estiveram na casa do ex-comandante Jorge Luiz Martins para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, mas o coronel não foi encontrado.
Ele deve se apresentar à polícia, na companhia de seu advogado, ainda nesta quinta, segundo a SSP.
O delegado Cristiano Santos, da Delegacia de Homicídios, disse que recebeu uma orientação da Secretaria de Segurança Pública do Paraná para não comentar o caso. "Somente através da Secretaria as informações serão divulgadas. Vamos nos manifestar posteriormente. Estamos aguardando para, talvez, conseguir interrogar o coronel nesta tarde, mas não posso divulgar mais informações".

Com informações do G1.com

26 janeiro 2011

Ciclo 21 dos cursos EAD Senasp

Começa na madrugada de hoje (26) para o dia 27 (quinta-feira), as inscrições para o 1º ciclo (21) do ano, para Ensino a Distância da Senasp.
As inscrições ocorrerão em duas etapas. Na primeira, do dia 27/01 a 29/01, o aluno só pode se inscrever em um curso. Na segunda etapa, nos dias 30/01 e 31/01, caso o limite de 200 mil vagas não seja atingido, o aluno já cadastrado poderá solicitar inscrição em mais um curso, até o limite previsto de 200 mil inscrições.
Desejo a todos um ótimo aprendizado e boa sorte.

Realize sua inscrição direto de nosso blog em um link aqui ao lado.

Charles Everton

Polícia encontra 120 kg de maconha em MS, e GATE faz simulação no RS.

Uma pessoa foi presa durante uma fiscalização policial na rodovia MS-164, em Ponta Porã (MS). Um rapaz de 32 anos estava em um carro com 120 quilos de maconha escondidos no assoalho do veículo.
Os tabletes da droga foram descobertos sob o banco de passageiro, no console do motorista e no para-choque do carro.
Segundo informações do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o rapaz levaria a droga para Sidrolândia (MS). Ele e a maconha foram levados para a delegacia da região.
Já no estado do RS, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar participaram de simulação roubo com reféns, na manhã desta quarta-feira (26), em Tramandaí (RS), no Litoral gaúcho.
Durante a operação simulada, duas pessoas foram mantidas reféns em assalto a uma loja de informática. Houve troca de tiros (de festim), negociação e intervenção tática para liberação das vítimas.
A realização do exercício teve duração aproximadamente de 30 minutos.

Com informações do G1.com

24 janeiro 2011

Ministro da Justiça discute pacto na segurança pública com governadores

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, junto com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participam nesta sexta-feira (21), de uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels. O encontro foi realizado no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, às 10h. O objetivo é construir uma aliança com o governo estadual no enfrentamento à violência e ao crime organizado. Além disso, será assinado pelo ministro e o governador, o termo de reingresso do Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
No Rio Grande do Sul, está sendo estruturado o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci). Conforme o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, serão mantidas as mesmas bases do Pronasci, integrando diferentes setores do Estado numa ação transversal.
A reunião com o governador do RS e o secretário de Segurança Pública do estado faz parte de uma série de encontros que o ministro José Eduardo Cardozo está fazendo com os governos estaduais. O primeiro aconteceu nesta segunda-feira (17) em São Paulo, quando o ministro se reuniu com o governador Geraldo Alckmin e o secretário Antonio Ferreira Pinto. Nesta quinta-feira (20), o encontro foi em MG com o governador Antonio Anastasia e o secretário Lafayette Andrada.
A partir destes encontros será definida a pauta e a proposta de um pacto entre o governo federal e os governos estaduais, que serão posteriormente apresentados à presidenta da República, Dilma Rousseff, em reunião com os governadores, em Brasília.

Com informações do Ministério da Justiça

21 janeiro 2011

Governador se livra do pagamento da PEC 300 da PB

O Juiz da 6º Vara da Fazenda da Capital, Antonio Eimar, concedeu liminar ao Ministério Público, suspendendo temporariamente os efeitos das leis nº 9.245, 9.246 e 9.247, conhecidas como PEC 300.
A liminar libera o governo do Estado do compromisso de incluir na folha deste mês os reajustes previstos no pacote legal, aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo ex-governador José Maranhão no final do ano passado.
Ele adiantou que o Governo do Estado tem um prazo de 60 dias para contestação da liminar e só depois será julgado o mérito da ação civil pública proposta pelo Ministério Público, que contesta a legalidade da lei argumentando que ela foi editada em período vedado, 180 dias antes da eleição para governador, bem como a falta de orçamento para pagamento dos reajustes.
A PEC 300 na Paraíba estabelece reajuste salarial para todos os profissionais da segurança pública.

Charles Everton

20 janeiro 2011

Suspensa a Bolsa-Formação por tempo indeterminado

O Projeto Bolsa-Formação está suspenso temporariamente, segundo informações contida no site do Ministério da Justiça/Senasp.
A mensagem aparece quando o requerente tenta acessar o cadastro de acompanhamento de requerimento e solicitação, e fala o seguinte: Os requerimentos de novas Bolsas Formação estão temporariamente suspensos. O projeto está sendo reformulado para atender cada vez melhor aos seus objetivos. Em breve daremos mais informações.
Os requerimentos que estão na condição de verificados pelo Gestor Estadual, aguardando homologação do Gestor Federal, também estão suspensos de avaliação sem previsão definida para homologar.
Segundo informações da coordenação, essa suspensão seria por uma reformulação que estaria passando o projeto.

Charles Everton

19 janeiro 2011

Deputado Federal Major Fábio fala da PEC300 da PB

O Deputado Maj. Fábio em entrevista realizada pela TV correio hoje (19), falou sob a possibilidade do não cumprimento da Lei aprovada pelo antigo governador (PEC 300 da PB), que trata de um aumento dos salários dos policiais, bombeiros e agentes penitenciários do estado da Paraíba.
"protocolamos na Casa Militar um agendamento para uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, para que possamos sentar, conversar e definir um acordo final referente a PEC 300 da PB" declarou o deputado.
O deputado parabenizou a atitude do deputado estadual Ricardo Barbosa, que pediu vistas a uma MP solicitada por Ricardo Coutinho, que anulava todos os atos realizados desde Junho 2010 pelo governador anterior José Maranhão.
Também falou que os policias não estão fazendo corpo mole quanto aos assaltos a bancos  e caixas eletrônicos no estado, e que nem tão pouco estão planejando entrar em greve, mas esperam uma resposta mais rápido possível do governador.

Charles Everton

18 janeiro 2011

Governo da PB, inicia qualificação de policiais para atender turistas

 Programa de Qualificação do Atendimento ao Turista no Estado ganhou novo impulso nesta terça-feira (18). A PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) deu início a um ciclo de palestras voltadas para as equipes da Companhia de Polícia Turística. Durante dois dias, técnicos e representantes envolvidos com o segmento discutirão temas relacionados com informações turísticas (pontos atrativos, equipamentos, acessibilidade, cidadania e segurança).

O evento foi aberto pela presidente da estatal do turismo, Ruth Avelino, e prosseguirá até esta quarta-feira (19), no auditório Hélio Smith, no Centro Turístico de Tambaú.

De acordo com o comandante do Pelotão da Polícia Turística, capitão Onierbth, a companhia deverá iniciar seu trabalho nos próximos 15 dias. Ele explicou que nesta primeira etapa o pelotão contará com 55 policiais, que vão atuar nos principais pontos turísticos, a exemplo do litoral Sul e litoral de João Pessoa, Lagoa (Parque Solon de Lucena), Centro Histórico, Farol do Cabo Branco e na Estação Ciência.

Ainda de acordo com o capitão Onierbth, o Pelotão Turístico terá também uma base no aeroporto Castro Pinto e no terminal rodoviário. “A meta é que até o final deste ano o Pelotão de Policia Turística alcance 100 integrantes, que estarão prontos para prestar segurança e orientar os turistas”, destacou Ruth Avelino.

Para a presidente da PBTur, esta iniciativa representa o compromisso do Governo do Estado de criar mecanismo para tornar o destino Paraíba mais competitivo, sobretudo, um turismo seguro, sustentável e com qualidade. “A nossa próxima etapa é expandir os cursos de capacitação e qualificar para as pessoas que estão na linha de frente do turismo”, disse.



Fonte:  ClickPB

12 janeiro 2011

Polícia Militar apreende granadas no RJ

Três granadas foram apreendidas por policiais do Posto de Policiamento (PPC) do 14º BPM (Bangu), na madrugada desta quarta-feira, em um dos acessos a comunidade Cova da Onça, em Anchieta, na Zona Norte do Rio.
Os PMs patrulhavam a região quando foram atacados a tiros na Rua Javatá, próximo a uma escadaria. Houve confronto e os marginais fugiram abandonando uma mochila.
Além dos artefatos foram encontradas 30 munições para fuzil e cinco pedras de crack. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).

Com informações de O Dia online.

11 janeiro 2011

Bope terá blindados semelhantes aos da Marinha

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) informou nesta terça-feira (11) que vai adquirir blindados semelhantes aos da Marinha e que foram usados durante a ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão e da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. De acordo com O capitão Ivan Blaz, os blindados serão menores e compactos e poderão entrar em ruelas onde o caveirão - blindado da Polícia Militar - não tem acesso por causa do tamanho.
“Esse novo blindado poderá penetrar em ruelas das comunidades e passar por obstáculos montados pelos traficantes. Muitas vezes, devido ao tamanho, o caveirão não invadia essas vielas. Além disso, esse veículo novo é mais seguro para a polícia e para os moradores”, explicou o capitão.
De acordo com ele, o Bope já avaliou veículos russos e israelenses, mas ainda não tem informação sobre qual blindado será adquirido. “Não tem previsão de quando começaremos a usá-los. Mas já estamos avaliando quais serão adquiridos”, afirmou.
Blaz disse ainda que, além dos blindados, o Bope também terá novos equipamentos para facilitar o resgate de vítimas e armas contra o terrorismo. O motivo é a proximidade dos eventos que serão sediados no Rio, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Fonte: Globo.com

10 janeiro 2011

Operação em favela do RJ termina com um preso e drogas apreendidas

Uma operação do 3º BPM (Méier) na Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, terminou com um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas preso e uma pistola e drogas apreendidas, na tarde desta segunda-feira (10). Segundo informações do próprio batalhão, o objetivo da ação era reprimir o tráfico de drogas.
De acordo com a polícia, com o suspeito havia uma quantidade de maconha e cocaína ainda não contabilizada. O material e o preso foram levados para a 25ª DP (Engenho Novo), onde o caso foi registrado.

Com informações do G1.com

07 janeiro 2011

Combate ao crime organizado é uma das prioridades do Ministro da Justiça

As prioridades da gestão de José Eduardo Cardozo no Ministério da Justiça serão o combate ao crime organizado, às drogas e a redução da criminalidade. Em sua primeira fala como Ministro da Justiça, ele elogiou gestões anteriores da pasta e revelou as principais linhas de ação que o ministério deve adotar a partir de agora.
O ministro planeja realizar, em fevereiro, reunião com os governadores dos estados brasileiros para iniciar um processo de articulação institucional e integração de ações para o combate ao crime organizado e à violência. Cardozo avalia que o atual momento brasileiro permite planejar uma grande articulação e aposta na parceria com todos, inclusive os governadores de partidos de oposição.
“Uma intervenção séria de combate ao crime organizado apenas será exitosa se conseguirmos articular ações preventivas e repressivas que, bem pactuadas e executadas, envolvam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios”, destacou.
O ministro também afirmou que a unificação das polícias é uma tese polêmica devido às diferentes realidades regionais, mas destacou que é hora de acabar com as rivalidades corporativas que enfraquecem as próprias corporações. Sobre o policiamento de fronteiras, Cardozo defendeu articulação, integração e entendimento com os países vizinhos, inclusive com apoio financeiro para o desenvolvimento de ações.
Em torno da preparação do País para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, ele conclamou toda a sociedade e partidos para a convergência de esforços. O ministro também prometeu fortalecer e ampliar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) – que articula políticas repressivas e preventivas para a redução da criminalidade – e fortalecer a Polícia Federal como uma instituição de atuação republicana, apartidária, de Estado.

Com informações do Ministério da Justiça 

06 janeiro 2011

Deputado Major Fábio vai a reunião de sindicalistas da PM/PB

O deputado federal, Major Fábio (DEM), que ocupará a primeira suplência de sua coligação a partir de 3 de fevereiro deste ano, mostrou nesta quarta-feira que não tem o menor interesse de recuar na defesa dos Policias Militares e do pagamento da “PEC dos Policiais”, aprovada ainda no governo Maranhão.
Segundo o Major, o reajuste de PM’s, Policiais Civis, Bombeiros e agentes Penitenciários da Paraíba foi aprovado pela Assembleia e merece o respeito de qualquer outra Lei. “Não se pode brincar com as instituições”, reiterou.
Sobre a possibilidade de vir a ser punido por infidelidade partidária, após ter declarado seu rompimento com o governador eleito, Ricardo Coutinho, Fábio disse não temer qualquer medida mais drástica por parte do seu partido. “Tenho uma ótima relação com o Democratas e o partido respeitou a posição de prefeitos que não apoiaram Ricardo nesta campanha, consequentemente eu não vou ser punido, já que tenho o mesmo direito de discordar, assim como os demais”, disse.
Em resposta a declaração do governador, de que não sabia que o Major estava o apoiando no segundo turno, Fábio rebateu. “Quer dizer que no encontro do Forrock, quem estava ao lado dele era um boneco! Francamente, todos viram que eu estava ao lado dele e de Damião Feliciano, mas se ficar do lado da polícia é estar contra ele, eu fico ao lado dos meus colegas de farda”, reiterou.
Em entrevista na Rádio 101 FM, na tarde de ontem, o deputado acusou o governador de tentar uma manobra para mantê-lo sem mandato, para beneficiar o socialista Edivaldo Rosas. “Querer tirar uma mandato de quem teve mais de 60 mil votos, para dar posse a um candidato que perdeu mesmo com a ajuda da máquina da prefeitura, isso não existe. Os policiais não mereciam essa traição. Prefiro a amizade deles, do que ter vaga em qualquer governo”, disse o parlamentar ratificando sua posição em defesa dos policiais”, arrematou.

Com informações do ClickPB

05 janeiro 2011

Policial federal é confundido com traficante e morto pela Polícia Civil em PE

Um policial federal foi morto a tiros por agentes da Polícia Civil, nesta quarta-feira (5), no Recife. Ele foi confundido com um traficante. Outro policial federal foi baleado.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, as duas corporações estavam investigando o mesmo traficante. Equipes das polícias Civil e Federal estavam no terminal rodoviário do Recife para observar o suspeito.
Dois policiais federais abordaram e prenderam o suspeito no local, porém os policiais civis não perceberam a prisão. Os federais seguiram de táxi com o criminoso até a BR-232, onde encontrariam os supostos compradores de droga.
Porém, os policiais civis teriam abordado o veículo e houve troca de tiros. Os dois policiais federais foram baleados. Um morreu e o outro foi encaminhado ao Hospital da Restauração, onde passou por uma cirurgia.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o suspeito preso por tráfico de drogas e o taxista foram encaminhados à sede da Polícia Federal para prestar depoimento.
Representantes da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Secretaria de Defesa Social estão reunidos na tarde desta quarta-feira para discutir o caso.

Com informações do G1.com